Fluído de Freio

Dica de Segurança

DICA DE #SEGURANÇA
Vamos falar sobre Fluido de Freio
.
Todos os fluidos são compatíveis entre si, tem como base o glicol. A grande diferença entre eles é que mediante a formulação eles tem o ponto de fervura mais elevado, diminuindo assim a probabilidade de ocorrer a perca de freio proveniente de precipitação de oxigênio, que ocorre quando o fluido atinge seu ponto de fervura.
.
Sendo assim os fluidos DOT 3 foram projetados para sistemas de freio de baixa/média eficiência, enquanto os DOT 4 e 5 para media/alta eficiência, diferente do 5.1 que já tem como base a utilização em sistemas de alto desempenho
.
Então podemos dizer que qualquer fluido acima do especificado irá atender com máxima eficiência o sistema de freio hidráulico da motocicleta
.
Devemos levar em consideração também a qualidade da pastilha utilizada, pois todo o calor transmitido para o sistema de freio é proveniente da pastilha, então podemos dizer que a qualidade e durabilidade do sistema de freio é dado pelo conjunto como um todo.
.
Lembrando também que apesar dos fluidos terem a mesma base em comum(glicol) eles não devem ser misturados entre si.
.
A recomendação para a troca do fluido de freio, é uma vez a cada 12 meses para DOT 3 e 4, e uma vez a cada 24 meses para DOT 5 e 5.1, ou a cada substituição da pastilha de freio.
.
Carlos Eduardo Cardelli
Professor / Mecânico
Casa do Motoqueiro Campinas